Moradores da cidade de Goiânia, no estado de Goiás, têm se deparado durante esta semana com carros capotados espalhados pelas esquinas da cidade. A ação visa chamar a atenção dos condutores para uma campanha realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do estado, o Detran, em parceria com outros órgãos, com o tema – ‘Vira Virou: não deixe o Carnaval virar tragédia’. O intuito da operação é alertar os motoristas sobre os riscos de associar bebidas, direção e alta velocidade.
Os carros foram instalados na madrugada entre o último sábado e domingo, em 11 pontos da cidade de Goiânia. Além dos carros estarem de ponta-cabeça, também foi utilizada uma tinta vermelha nos veículos, remetendo a sangue. A ação faz parte de uma campanha realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás, em parceria com outros órgãos, com o tema – ‘Vira Virou: não deixe o Carnaval virar tragédia’.
A Operação ‘Carnaval 2024’ tem o objetivo de lembrar a população que o excesso de velocidade e o desrespeito às leis de trânsito podem ter desfechos catastróficos.
Durante a operação, serão realizadas ações de educação de trânsito e blitzes para combater a combinação de álcool e direção e prevenir acidentes.
Com a chegada do feriado prolongado de Carnaval, além da campanha, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás também vem alertando os condutores que vão pegar a estrada sobre a necessidade de fazer a revisão dos automóveis. Segundo o Instituto Scaringella Trânsito, a má conservação dos veículos é responsável por 30% dos acidentes nas rodovias.
De acordo com a pesquisa, grande parte dos acidentes está relacionada à falta de manutenção dos veículos, como nos pneus, freios, amortecedores, níveis de óleo, água e sistema de iluminação. Infrações relacionadas ao mau estado de conservação de veículos são classificadas como graves, e a multa pode chegar a 195 reais, com a perda de 5 pontos na carteira de habilitação e retenção do veículo.
Reportagem: Robson Alves