Pela oitava vez consecutiva, o mundo bateu recorde mensal de calor. A temperatura global em janeiro foi a mais alta já registrada no mês, segundo o observatório europeu.

A população mundial sentiu literalmente na pelo o calorão enfrentado em 2023. E 2024 mal começou e já dá indícios de que as temperaturas vão permanecer surpreendendo. É que segundo o observatório climático europeu copernicus, em Janeiro de 2024 a temperatura global foi a mais alta já registrada na história durante esse mês.

De acordo com o instituto, a temperatura média mundial foi de 13,14°c, ficando 0,12°c acima da temperatura do janeiro mais quente até então, em 2020. O índice também foi 0,70°c superior à média para janeiro registrada entre 1991 e 2020.

Este foi o oitavo mês consecutivo em que o recorde de temperatura para o respectivo mês do ano foi quebrado. O último ano —que quebrou todos os recordes e foi o mais quente em 125 mil anos— foi marcado por eventos climáticos extremos, como a seca histórica que atingiu a Amazônia, os gigantescos incêndios florestais no canadá e os alagamentos na china. O Copernicus tem registros diários de temperatura global que datam até 1940. Os boletins mensais gerados pelo observatório usam bilhões de medições de satélites, navios, aeronaves e estações meteorológicas para analisar o estado do clima global.

Reportagem: Priscyla Ávila.