A Central Nuclear de Fukushima, no Japão registrou um vazamento de 5,5 toneladas de água radioativa no interior da usina. Segundo o comunicado, o incidente já foi controlado.
A Tokyo Electric Power Company informou que o vazamento foi detectado por trabalhadores da usina nesta quarta-feira por volta de 09 horas (horário local). De acordo com a agência de notícias japonesa Kyodo, a vazão foi observada em um dispositivo usado para purificar e tratar águas residuais, no momento em que o equipamento passava por operação de limpeza. A companhia garantiu que o vazamento, que durou cerca de 20 minutos, não teve repercussões na parte externa da usina. Segundo uma porta-voz, não houve qualquer mudança significativa nos dados de monitoramento da radioatividade em volta da central. A empresa isolou a área e recolheu a água, mas admitiu que parte pode ter atingido o subsolo, que será também analisado.
Em agosto de 2023, Tóquio anunciou que ia começar a descarregar 1 milhão e trezentos mil metros cúbicos de águas residuais tratadas e diluídas de Fukushima no oceano pacífico, no âmbito de um plano aprovado pela agência internacional da energia atómica. Fukushima foi palco de um dos piores desastres nucleares do mundo em 2011, desencadeado por um enorme terremoto seguido de tsunami, onde deixou 18 mil mortos e provocou enormes quantidades de radiação na região
Reportagem: Rackel Vieira.