Um vulcão na Islândia desencadeou sua terceira erupção em menos de dois meses, espalhando lava a até 80 metros de altura no ar.
A atividade sísmica intensa começou por volta das 5h30 no horário local, com a erupção seguindo cerca de 30 minutos depois. A fissura eruptiva, com aproximadamente 4 quilômetros de extensão, é relatada como ocorrendo no mesmo local da erupção de dezembro passado.
Mesmo com o surto, o Aeroporto Internacional de Keflavik, em Reykjavik, permaneceu aberto e operando normalmente. Esta é a terceira erupção em menos de dois meses.
O surto anterior, em janeiro, precisou que 4 mil habitantes da cidade pesqueira de Grindavik, evacuasse do local. A lava alcançou os arredores da cidade e incendiaram algumas residências. Na montanha ao norte de Grindavik, ocorre o epicentro da erupção atual, o que mantem todos que vivem próximos em estado de alerta.
Autoridades islandesas iniciaram a construção de diques há três meses para desviar os fluxos de lava das áreas habitadas. Apesar do nível de ameaça reduzir com essa iniciativa, o risco de novas erupções persiste, devido ao aumento contínuo do magma subterrâneo. A Islândia é conhecida por conter mais de 30 vulcões ativos.
Reportagem: Rackel Vieira.