Desde o início da entrega da declaração do imposto de renda na sexta- feira, a receita federal recebeu mais de dois milhões de declarações. O número equivale a quase 6% das 43 milhões esperadas para este ano.

Este fim de semana ficou marcado pela quantidade de contribuintes que não quiseram deixar pra última hora e já realizaram o acerto de contas com o leão. Até domingo, a Receita Federal contabilizou mais de dois milhões de declarações entregues.

O prazo de entrega do documento começou às 8h da última sexta-feira e vai até as 23h e 59min do dia 31 de maio. A receita federal afirmou que o novo intervalo, foi necessário para que todos os contribuintes tenham acesso à declaração pré-preenchida.

Segundo a instituição, 88% das declarações entregues até agora terão direito a receber restituição, enquanto 6,7% terão que pagar imposto de renda e 5,3% não têm imposto a pagar nem a receber. 47,1% dos contribuintes que entregaram o documento à Receita Federal optaram pela declaração pré-preenchida, e a opção de desconto simplificado representa 57,4% dos envios.

Declaração IRPF 2024

– 88% das declarações receberão restituição

– 6,7% terão que pagar imposto de renda

– 5,3% não tem imposto a pagar nem a receber

– 47,1% optaram pela declaração Pre-preenchida

– 57,4% dos contribuintes optaram pelo desconto simplificado

Este ano a previsão é que sejam recebidas 43 milhões de declarações, número superior ao recorde do ano passado, quando o fisco recebeu 41.151.515 documentos.

A declaração pode ser preenchida e enviada por meio do programa da declaração do imposto de renda deste ano, no site cav.Receita.Fazenda.Gov.Br ou pelo aplicativo meu imposto de renda.

Reportagem: Ana Beatriz Mello.