Termina no próximo domingo, dia 31, o prazo para realizar o teste toxicológico dos motoristas das categorias c, d e e . O prazo também vale para carteiras de habilitação que vencem até o mês de junho.

Um levantamento da Secretária Nacional de Trânsito, a SENATRAN, apontou que até o dia 20 de março, mais de 2 milhões de motoristas das categorias c, d e e, com CNHS válidas e vencidas, ainda não haviam feito o exame toxicológico em todo o país.

O exame obrigatório verifica o consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas com análise retrospectiva mínima de 90 dias. O órgão alerta o descumprimento do prazo estabelecido será verificado diretamente pelos sistemas eletrônicos dos departamentos de trânsito estaduais e do Distrito Federal.

Na prática após o trigésimo dia do vencimento do exame, o condutor já poderá ser multado, com a aplicação da pena a partir de 1º de maio. A não realização do exame é infração gravíssima, com multa de R$ 1.467,35 e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Para verificar se o exame está em dias basta acessar o aplicativo carteira digital de trânsito, ir até área do condutor, e clicar no botão exame toxicológico.

Para os motoristas das mesmas categorias com a CNH vencendo entre julho e dezembro, o prazo para realizar o teste vai até o dia 30 de abril.

Reportagem: Ana Beatriz Mello.