Mortes, famílias desabrigadas e desalojadas. Essa foi a realidade do Rio de Janeiro e do Espírito Santo após as fortes chuvas que caíram nesse fim de semana. No estado capixaba ainda existem pessoas desaparecidas.

As imagens mostram as ruas de cidades do sul do Espírito Santo que foram tomadas pela água. Esta residência ficou completamente inundada, com água até no teto. Carros e pessoas foram levadas e se perdiam de vista.

Um novo boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual na madrugada desta segunda-feira, 25, mostra que ao menos 19 pessoas morreram no espírito santo, sendo 17 em Mimoso do Sul e duas em Apiacá. Havia registro de pelo menos seis desaparecidos.

Cerca de 7 mil e 200 pessoas estão desalojadas, indo para residências de familiares ou amigos, e 411 estão desabrigadas, ou seja, perderam o imóvel e precisaram seguir a abrigos públicos.

A chuva também causou estragos no Rio de Janeiro, deixando ao menos 8 pessoas mortas. Foram mais de 111 inundações e alagamentos e 30 desabamentos ou deslizamentos. Teresópolis precisou decretar estado de emergência pública por conta dos danos causados pela chuva.

Neste domingo foram entregues para a os municípios afetados os chamados kits calamidade, com medicamentos e insumos, como máscara, agulhas, seringas e soro.

Reportagem: Marcos Nazone.