Uma pesquisa recente mostrou que as demissões em massa subiram em 2023 com avanço da inteligência artificial e a reestruturação de negócios no Brasil. Mesmo assim, as perspectivas para este ano são boas por conta da queda da insegurança no mercado.

O número de demissões em massa cresceu em 2023 em relação ao ano anterior, segundo relatório da Consultoria Internacional Great Place To Work (GPTW).
A pesquisa “tendências de gestão de pessoas” aponta que 16,7% das empresas do país realizaram grandes rodadas de desligamentos, ante 12,4% em 2022. Diversos fatores contribuíram para o movimento, como o avanço da inteligência artificial, pressão dos juros elevados e reorganização das empresas após a crise da covid-19. O levantamento foi realizado entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024 com 1.864 respondentes de todo o brasil e de organizações dos setores de tecnologia, indústria, serviços e outros. O setor tecnológico, que é um dos principais destacados pela pesquisa, viu cortes impulsionados por uma tendência que ele mesmo criou: a (ia).
De acordo com a pesquisa, 44,7% das empresas brasileiras já trabalham com algum modelo de ia, enquanto 24,1% estudam como utilizar. Enquanto isso, 28,1% dos trabalhadores notam o potencial que a ferramenta tem para substituir suas funções parcialmente ou na totalidade. Após um ano de maior insegurança com o mercado de trabalho, o relatório aponta que a perspectiva para 2024 melhorou. No ano passado, o otimismo havia caído de 80% para 67,8%. Agora, a taxa é de 70,4%.

Reportagem: Priscyla Ávila.