O preço do cacau está em alta. Pela primeira vez na história ultrapassou 9 mil dólares por tonelada, um aumento de mais de 200% em relação ao ano passado.

As razões para a alta estão ligadas diretamente na quebra da safra dos países africanos, como Costa do Marfim e Gana, os maiores produtores de cacau do mundo.

Foram 500 mil toneladas atingidas, principalmente pela falta de chuva e o do calor intenso, além de um foco de uma doença que devasta plantações do fruto. No Brasil também houve quebra de safra de 30 mil toneladas, redução de 15% em relação a 2023.

A alta no cacau pode afetar o preço de chocolate ao longo dos anos. Nesta páscoa, por exemplo, os tradicionais ovos estão mais caros por conta do aumento de preços do ano passado. Algumas marcas estão optando por reduzir o tamanho das barras ou adicionando uma maior variação de ingredientes para tentar fazer com que o impacto não seja sentido de uma forma muito alarmante.

Vale lembrar que não é somente o cacau que vem sofrendo aumento. O azeite ainda enfrenta uma fase de preços nas alturas após uma problemas na safra Europeia, também motivada por questões climáticas.

Reportagem: Marcos Nazone.