Diariamente pessoas são vítimas de golpes sejam eles físicos ou virtuais. Uma nova onda do crime agora vem assombrando a população. Golpistas estão agindo por meio da ferramenta reboleto, que originalmente foi criada para revalidar boletos vencidos, só que agora é possível alterar o código qr code disponível na cobrança.

Desta forma o dinheiro que muitas vezes seria para pagar contas de luz, água, telefone e outros serviços básicos, são desviados para as contas bancárias dos criminosos.

Para passarem despercebidos, os criminosos utilizam um método de acesso ao email chamado de imap, que permite acessar e editar textos e documentos em e-mails sem mostrar que as mensagens foram abertas ou adulteradas.

O acesso ao email da vítima ainda depende de senha. Mas os grupos de cibercriminosos conseguem comprar bancos de dados com informação de acesso a contas na internet ou roubá-la a partir de anúncios fraudulentos ou de vírus espião.

Para não cair nestes golpes, é necessário seguir alguns cuidados.

Além desses cuidados é muito importante estar atentos às senhas dos bancos, nunca usar códigos muito simples como, série numéricas, e datas de aniversário. Para se prevenir desses golpes é importante se proteger de vazamentos de senhas e adotar palavras-chaves fortes, com números, letras maiúsculas e minúsculas, além de símbolos.

Reportagem: Ana Beatriz Mello.