A Agência Nacional de Energia Elétrica informou que quase oito milhões de famílias de baixa renda não estão utilizando o desconto na conta de luz. O benefício leva o nome de tarifa social.

Os descontos podem chegar a 100%. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica, ANEEL, das quase 25 milhões de famílias aptas a receber o benefício, apenas 17 milhões estão utilizando. Isso significa que 7 milhões possuem o direito de participar, mas não utilizam.

A tarifa social é concedida automaticamente para famílias que estão inscritas no cadastro único para programas sociais do Governo Federal. Agora, se a família atender ao requisito de ter renda per capta familiar de meio salário mínimo e não esteja no cadúnico, a orientação é que faça o requerimento do benefício nos centros de referência em assistência social.

Os estados que mais utilizam o benefício são Ceará, Paraíba e Alagoas. Os que menos utilizam são Amazonas, Distrito Federal e Santa Catarina. Os dados da ANEEL são referentes a fevereiro deste ano.

Reportagem: Marcos Nazone.