Um estudo realizado pela Universidade de Tufts e publicado recentemente no Journal Of The American Dental Association mostrou que problemas de saúde bucal podem estar relacionadas com a mortalidade a longo prazo. Um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo, yau-hua yu, afirmou que os resultados do estudo sugerem que as pessoas que não vão ao dentista podem ter resultados negativos em termos de mortalidade. Além disso, o uso pouco frequente do fio dental também foi associado ao aumento da mortalidade de todas as causas.

O levantamento reuniu dados da women’s health study, que acompanhou mulheres com 45 anos ou mais que disseram ter doenças gengivais e outras questões de saúde bucal, como também doenças cardiovasculares, diabetes e osteoporose a partir de 1992, e dados da nutrition examination survey (nhanes) associando questões de saúde bucal e mortalidade, de 1999 a 2018. Nesse caso, de ambos os sexos.

Com perguntas como “nos últimos 12 meses, você visitou o dentista ou higienista?” e “com que frequência você visita um consultório odontológico para exames e limpezas de rotina?”, os pesquisadores descobriram que cerca de 10% dos participantes do estudo de saúde da mulher e 45% dos participantes do do nhanes não visitaram um dentista no prazo de um ano.

Reportagem: Priscyla Ávila.