Dados de um estudo realizado pela Universidade de São Paulo, USP, mostra que o Brasil terá três médicos para cada mil habitantes no ano que vem. Esse registro faz o país ultrapassar a média dos Estados Unidos.
O levantamento é do estudo demografia médica no Brasil e foi realizado levando em conta os cursos de medicina já existentes no país, o edital lançado pelo Ministério da Educação neste ano, que autorizou a criação de quase 6 mil vagas em 95 cursos e ajustes de população do censo do IBGE.
Somente no ano passado foram 564 mil médicos diplomados no Brasil, ou 2.7 por mil habitantes. Este ano o número deve ser ainda maior: 597.428 médicos e em 2025 a contagem surpreende: 635.706 profissionais diplomados, para uma população de 206 milhões de habitantes, o que supera a marca dos Estados Unidos, hoje com 2,7 médicos para mil habitantes e o canadá que tem 2,8.
Outro fator que chama a atenção no estudo é a distribuição dos profissionais. Em cidades como Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte e Vitória são cerca de dez médicos por cada 1.000 habitantes, em contra partida, outras regiões do país seguem desassistidas.
Os dados da USP mostraram que cerca de 43 mil novos médicos se formam todos os anos em Território Brasileiro.
Reportagem: Marcos Nazone.