Foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a primeira vacina para proteção de bebês contra a infecção do vírus sincicial respiratório
Causador de infecções no trato respiratório, como a bronquiolite. A resolução foi publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União.
A vacina abrysvo, produzida pela pfizer, apresentou bons resultados na prevenção da doença do trato respiratório inferior em crianças desde o nascimento até os 6 meses de idade.
Para proteger os bebês, o imunizante deve ser aplicado nas mulheres grávidas, entre o segundo e terceiro trimestre da gestação. Ou seja, ela não é aplicada diretamente nas crianças.
A abrysvo é uma vacina bivalente composta por dois antígenos da proteína de superfície f do vsr – de dose única. O uso também foi autorizado anteriormente para pessoas com 60 anos ou mais, outro grupo de risco do vírus.
A bronquiolite é uma inflamação dos brônquios que causa inchaço e acúmulo de muco nos bronquíolos. A condição é causada por vírus, principalmente o
Sincicial respiratório, e tem como principais sintomas tosse, febre, respiração rápida e chiado no peito.
Reportagem: Ana Beatriz Mello.