Dia Mundial de Conscientização sobre o autismo. Segundo a Organização Mundial de sSaúde, uma em cada 100 crianças tem o transtorno.

A data, criada pela Organização Nações Unidas, a ONU, no ano de 2007, tem como objetivo divulgar informações sobre o autismo e combater o preconceito.O autismo se manifesta de diversas formas, caracterizado por dificuldades na comunicação, interação social e comportamentos repetitivos.

O diagnóstico precoce é fundamental já que os primeiros sinais podem aparecer até os três anos de idade. No Brasil, a Lei Berenice Piana, de 2012, garante o diagnóstico e tratamento pelo sus, além de acesso à educação e proteção social.

A Lei Romeo Mion Instituida há quatro anos, criou a emissão da carteira de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista, facilitando o acesso a serviços e prioridades, como estacionamento em vagas para pessoas com deficiência.É fundamental entender a diversidade dentro do espectro autista e garantir apoio e inclusão para todos. Mais informações sobre o autismo e os direitos das pessoas com o transtorno estão disponíveis nos canais governamentais e organizações de apoio.

Reportagem: Rackel Vieira.