O interessado em ser doador de órgãos pode a partir de hoje manifestar a vontade no site do Conselho Nacional de Justiça. Essa é uma forma de fazer com que o Ministério da Saúde saiba da decisão.

Atualmente, 42 mil pessoas aguardam por um transplante no Brasil. 3 mil não conseguiram esperar e perderam a vida no ano passado. Na tentativa de conseguir mais doadores e estimular que novas pessoas demonstrem o desejo da doação, agora é possível registrar a intenção no site do Conselho Nacional de Justiça que realiza uma parceria com cartórios e Ministério da Saúde.

Nos dias de hoje a permissão em caso de morte encefálica parte da família do paciente e isso não vai mudar. A medida de agora é uma tentativa de fazer a fila andar mais rápida e tornar o processo mais transparente.

Os interessados podem acessar o site www.Aedo.Org.Br e seguir o passo a passo do formulário para conseguir anexar todos os dados necessários. Lembrando que todo o processo é de graça , assim, caso necessário, o médico poderá acessar e agir de acordo com a declaração.

Reportagem: Marcos Nazone.