O dia 8 de abril é mundialmente conhecido como o Dia do Combate ao Câncer. Apesar do cenário exigir atenção da população e dos órgãos de saúde, é preciso reforçar que o acompanhamento médico periódico e realização de exames de rotina para detecção precoce do câncer, aliados às novas frentes avançadas de tratamento da doença, são a chave para que os índices de incidência não levem também ao aumento das taxas de letalidade. Consumo excessivo de industrializados, bebidas alcoólicas, obesidade, tabagismo e não praticar exercícios físicos são fatores de risco para o desenvolvimento de câncer.

De acordo com o instituto nacional do câncer, o inca, são esperados 704 mil novos diagnósticos de cânceres a cada ano do triênio de 2023 a 2025, totalizando mais de 2 milhões de novos casos da doença ao longo desses 36 meses. Um recente estudo do instituto levou em conta mais de 21 tipos da doença, considerando, pela primeira vez, também os tumores de pâncreas e fígado.

De acordo com o inca, os tipos de câncer que mais atacam os brasileiros são: câncer de pele; câncer de próstata; câncer de mama; câncer de cólon e reto; câncer de pulmão; câncer de estômago.

Os tipos de câncer mais comuns no Brasil:

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, os tipos de câncer que mais atacam os brasileiros são:

-Câncer de pele;

-Câncer de próstata;

-Câncer de mama;

-Câncer de cólon e reto;

-Câncer de pulmão;

-Câncer de estômago;

Sendo que pulmão e intestino tem fatores de risco altamente evitáveis, ligados a hábitos de vida pouco saudáveis. A melhor prevenção ao câncer é ter uma vida mais saudável, com alimentação balanceada, controle do peso, prática regular de exercícios físicos e medicina preventiva, já que quando feito o diagnóstico precocemente a chance de cura chega a mais de 90%.

Reportagem: Priscyla Ávila.