O número de mortes por complicações da dengue segue crescendo no Brasil. Em São Paulo, por exemplo, já são 221 registros de óbito da doença.

Esse quantitativo de vítimas fatais pode ser ainda maior no estado, já que outras 495 mortes ainda estão sob investigação, aguardando resultado de exame laboratorial comprobatório ou classificação por critério clínico-epidemiológico.

A Secretaria da Saúde informou que até esse domingo são mais de um milhão de casos notificados da arbovirose, sendo que 45% desse total foram confirmados.

Da parcela positivada, 567 casos foram qualificados como dengue grave. De acordo com o Instituto Butantan, uma em cada 20 pessoas pode desenvolver esse quadro da enfermidade que é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.

Nesses casos os sintomas são: dor abdominal intensa, vômito persistente, que pode conter sangue, sangramento nas gengivas ou no nariz, dificuldade para respirar, confusão mental, fadiga, aumento do fígado, queda da pressão arterial e sangue nas fezes.

Sintomas nos casos mais graves da dengue:

– Dor abdominal intensa

– Vômito persistente (que pode conter sangue, sangramento nas gengivas ou no nariz)

– Dificuldade para respirar

– Confusão mental

– Fadiga

– Aumento do fígado

– Queda da pressão arterial

– Sangue nas fezes

Se o paciente apresentar esses sintomas, a recomendação é de que procure rapidamente um pronto socorro para atendimento médico, já que a tendência é de que apareçam mais complicações ou até mesmo morte dentro de um período de um a dois dias

Reportagem: Marcos Nazone .