A Câmara Federal promoveu um debate sobre o futuro da inteligência artificial e o mercado de trabalho. O debate foi realizado no centro de estudos e debates estratégicos da casa.

Desde que a tecnologia evoluiu, inevitavelmente, uma discussão teve início. Aquela que analisa como ficarão as relações de trabalho, em meio a toda essa evolução da inteligência artificial. Será que haverá emprego para toda a população?

Pensando nessa temática, uma audiência pública cujo o tema profissões em risco, inteligência artificial e a empregabilidade foi realizado no centro de estudos e debates estratégicos da câmara dos deputados.

O debate é coordenado pelo Deputado Hélio Lopes do PL Fluminse.

Um estudo realizado pelo fundo monetário internacional, em janeiro de 2024, esitma que no brasil 22% dos empregos serão afetados de forma negativa em paralelo ao avanço tecnológico.

Na contramão desse dado, 19% dos trabalhos serão beneficiados pela tecnologia.

59% das demandas profissionais não devem sofrer impactos relacionados a inteligência artificial, conforme a pesquisa.

Os pesquisadores desse ramo acreditam que os empregos operacionais devem ser os mais afetados pelo avanço da inteligência artificial.

Para este executivo de uma empresa de tecnologia e inovação do recife é preciso investir em educação para que a devida capacitação profissional seja uma importante arma na manutenção dos empregos.

Para esse pesquisador, é preciso estimular a mudança de mentalidade dos profissionais em relação a nova realidade.

O segmento educacional será fundamental para a harmonia entre o mercado de trabalho e a inteligência artificial.

Reportagem: Segismar Júnior.