Começa nesta segunda-feira o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio 2024. Fique atento ao prazo.

O período segue até o dia 26 de abril e vale também para justificativas de ausência na edição de 2023. Os interessados precisam acessar a página do participante utilizando o login único do gov.br.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), é preciso seguir alguns requisitos para conseguir a isenção, como: estar matriculado na 3ª série do ensino médio em 2024 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar; ou estudante que cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada; pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda, com registro no CadÚnico.

Direito de gratuidade da taxa de inscrição do Enem:

  • Estar matriculado na 3ª série do ensino médio em 2024 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar.
  • Estudante que cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda, com registro no CadÚnico.

O INEP informou que quem não compareceu aos dois dias do Enem em 2023 precisa justificar a ausência caso queira participar da edição deste ano gratuitamente. O resultado final das solicitações feitas pelos candidatos será divulgado no dia 13 de maio. A partir daí entra o período de recursos que segue até o dia 17 do mesmo mês. Por fim, o resultado dos recursos será liberado no dia 24 de maio.

Reportagem: Marcos Nazone