Um estudo da NASA divulgado recentemente mostra que algumas regiões do mundo serão inabitáveis devido ao aquecimento global. A estimativa é de 30 a 50 anos.

Para chegar à conclusão, foram usados dados dos satélites da agência espacial americana e um índice térmico específico, o bulbo úmido. A NASA estimou que certas regiões podem ser inabitáveis até 2050.

Os cientistas levaram dois fatores específicos em consideração: o índice de calor, que combina a temperatura do ar ambiente e a umidade relativa à sombra; e a temperatura do bulbo úmido, que caracteriza a temperatura mais baixa de um objeto ou corpo que esfria quando sua umidade evapora, ou seja, mede a capacidade do corpo de resfriar através da transpiração.

Fatores utilizados no estudo da NASA:

  • Índice de calor: que combina a temperatura do ar ambiente e a umidade relativa à sombra.
  • Temperatura do bulbo úmido: caracteriza a temperatura mais baixa de um objeto ou corpo que esfria quando sua umidade evapora, ou seja, mede a capacidade do corpo de resfriar através da transpiração.

Os cientistas consideram que o maior índice de bulbo úmido suportável é de 35 graus Celsius durante seis horas. Além disso, existe um grande risco de morte ou até mesmo óbito garantido nos casos extremos. O resultado mostrou que países do sul da Ásia, do Golfo Pérsico e dos países costeiros do Mar Vermelho podem ter esse índice até 2050, o que os tornaria perigosos ou inabitáveis no caso de uma onda severa de calor com umidade. Também entram na lista alguns estados dos Estados Unidos, o leste da China e parte do Brasil. Nestes locais ficaria difícil de viver até 2070.

Reportagem: Marcos Nazone