Estamos em plena era digital e o comércio é um grande usuário das novas tecnologias. No entanto, uma pesquisa revelou que 18% das marcas não contratam influenciadores por experiências negativas.

O levantamento foi realizado pela agência Influency.Me e apontou que 18% das empresas brasileiras não contratam influenciadores para divulgar a marca por conta de experiências negativas com esse formato de publicidade. De acordo com o documento, 54% das marcas investiram em marketing de influência em 2023.

No topo das justificativas para não contratar mais influenciadores está a demora na resposta, e depois a falta de emissão de nota fiscal. Na sequência vem a indisponibilidade de dados para contato e falta de orçamento. Preferência por outras formas de mídia e posicionamento político do influenciador que não condiz com a marca também foram listados. Baixa qualidade do conteúdo, experiência ruim e número de seguidores que não condiz com o engajamento apareceram nas justificativas. Por fim, o nicho do influenciador que não se encaixa com o público-alvo.

Principais motivos:

  • Demora na resposta dos influenciadores – 44%
  • Falta de emissão de nota fiscal – 35%
  • Indisponibilidade de dados para contato – 35%
  • Falta de orçamento – 34%
  • Preferência por outras formas de mídia – 31%
  • Posicionamento político do influenciador que não condiz com a marca – 25%
  • Baixa qualidade do conteúdo – 20%
  • Experiência ruim – 16%
  • Número de seguidores que não condiz com o engajamento – 15%
  • Nicho do influenciador que não se encaixa com o público-alvo – 10%

Fonte: Influency.Me

Para 2024, 68% dos entrevistados afirmaram que pretendem aumentar o investimento em publicidades realizadas por influenciadores digitais. Outros 29% dizem que vão manter. O levantamento contou com mais de 350 respondentes que atuam na área do marketing de influência.

Reportagem: Priscyla Ávila