O Ministério da Saúde informou que a adesão à vacina da gripe está baixa. Até agora, apenas 22% do público-alvo da campanha recebeu o imunizante.

Segundo informações do Ministério da Saúde divulgadas neste domingo, apenas 22% do grupo prioritário da campanha de vacinação contra a gripe se imunizou até agora. Esse número representa 14,4 milhões de doses aplicadas de um total de 75,8 milhões de pessoas que fazem parte do público-alvo. A campanha começou no dia 25 de março, e a meta é imunizar 75 milhões de pessoas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo idosos, gestantes, crianças, profissionais de saúde, entre outros.

A vacinação contra a influenza em 2024 será realizada no primeiro semestre do ano nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, enquanto no Norte ocorrerá no segundo semestre. Essa mudança na estratégia, implementada desde o ano passado, leva em consideração as particularidades climáticas de cada região, visando combater a circulação viral e a transmissão da gripe, especialmente durante o inverno amazônico.

Os estados com as menores taxas de vacinação até o momento são o Distrito Federal (13,78%), Mato Grosso do Sul (14,18%), Mato Grosso (14,36%), Bahia (14,92%) e Rio de Janeiro (17,76%). A composição da vacina deste ano visa proteger contra a influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B, sendo essencial a imunização de todos os grupos prioritários para prevenir a disseminação da doença e reduzir os impactos na saúde pública.

Reportagem: Segismar Júnior