Áreas da gestão aparecem com números negativos

A pesquisa realizada pelo Instituto IPEC entre os dias 4 e 8 de abril foi divulgada neste domingo.

Apenas na área da educação, o governo foi avaliado positivamente. 38% dos entrevistados consideram a gestão do presidente Lula como ótima ou boa neste aspecto, 31% acham ruim ou péssima e 28% acreditam que a educação brasileira é regular.

No quesito meio ambiente, 33% dos entrevistados consideram como ótima ou boa a gestão, o mesmo valor foi confirmado para ruim ou péssima, ou seja, houve empate. 29% dos entrevistados consideram regulares as políticas públicas de meio ambiente do governo federal.

Em seis áreas, a gestão de Lula teve avaliação negativa.

No combate à inflação, 46% das pessoas ouvidas acharam ruim ou péssima a forma como o governo lida com essa questão, e 23% consideram ótima ou boa.

A gestão da segurança pública foi considerada ruim ou péssima para 42% da população entrevistada, enquanto 27% consideram ótima ou boa.

Quanto ao combate ao desemprego, 39% das pessoas consideram ruim ou péssima a forma como o governo lida com essa questão e 26% ótima ou boa.

A maneira como o governo trata a saúde pública foi considerada ruim ou péssima para 42% das pessoas entrevistadas, enquanto 29% das pessoas ouvidas acreditam que o serviço de saúde no Brasil é ótimo ou bom.

No combate à fome e à pobreza, que é uma das principais bandeiras do governo Lula, 38% dos populares ouvidos na pesquisa consideram o governo ruim ou péssimo nesta questão, enquanto 33% consideram a gestão ótima ou boa na atuação.

O levantamento ouviu 2000 pessoas em 129 cidades do país.

Reportagem: Segismar Júnior