Mães que se afastam de suas atividades após o nascimento do filho têm direito ao salário-maternidade, que é um benefício concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Veja a seguir como solicitar.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concede às mães que se afastam de suas atividades após o nascimento do filho o salário-maternidade. Não é necessário o comparecimento presencial nas unidades do INSS, a não ser quando solicitado para comprovação, pois o atendimento do serviço é realizado à distância. A solicitação do benefício pode ser feita pela própria trabalhadora, de forma simples e online, também sem necessidade de comparecimento a uma agência.

O processo de solicitação do salário-maternidade é simples e pode ser feito pelo aplicativo do INSS, no próprio site ou pelo telefone 135. No site, primeiro acesse o menu “Meu INSS” e depois clique em “Novo Pedido”. Feito isso, procure pela opção “Salário-Maternidade Urbano” ou “Salário-Maternidade Rural” e selecione o nome do serviço ou benefício na lista. Depois é só seguir as instruções que vão aparecer na tela.

Como solicitar o salário-maternidade:

  1. Acesse o menu “Meu INSS”;
  2. Clique em “Novo Pedido”;
  3. Procure por “Salário-Maternidade Urbano” ou “Salário-Maternidade Rural”;
  4. Selecione o nome do serviço ou benefício na lista;
  5. Siga as instruções que aparecerão na tela.

Após a solicitação, o salário-maternidade será analisado pelo INSS. É possível acompanhar o andamento por meio do “Meu INSS” ou pelo telefone 135. O valor do salário-maternidade é calculado de forma individual.

Reportagem: Priscyla Ávila