O Senado norte-americano aprovou um pacote bilionário de ajuda, especialmente com fins militares, para a Ucrânia, Israel e Taiwan.

Quase meio bilhão de reais. Em valores exatos, o Senado dos Estados Unidos aprovou um pacotão de ajuda no valor de 95 bilhões de dólares, correspondendo a R$ 487 bilhões, previstos para serem investidos principalmente para ajudar a Ucrânia e Israel nos conflitos militares que ambos os países enfrentam. Uma parcela do dinheiro será destinada a Taiwan, que sofre com ameaças da China comunista.

Conforme aprovado pelos parlamentares norte-americanos, do valor total, 61 bilhões de dólares, ou 313 milhões de reais, serão destinados para financiamentos que beneficiem a Ucrânia na guerra contra a Rússia.

Um segundo projeto visa fornecer 26 bilhões de dólares, o que corresponde a 133 bilhões de reais, montante que os Estados Unidos pretendem enviar para Israel, seu aliado histórico, na guerra que ocorre no Oriente Médio.

Um valor menor, mas considerável, de 8 bilhões de dólares, equivalente a 41 bilhões de reais, vai ajudar Taiwan, que vive constantes ameaças, não apenas de hoje, da China.

Foram 79 votos favoráveis e 18 contrários.

O líder do Partido Republicano na Casa ressalta a importância desse ato.

Por meio das redes sociais, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu a ajuda (conforme consta no link principal da Euronews).

O texto foi encaminhado para a Casa Branca para aprovação do presidente Joe Biden.

Reportagem: Segismar Júnior