O pior desastre nuclear da história completa 38 anos nesta sexta-feira. O acidente no reator de Chernobyl liberou 200 toneladas de material radioativo na atmosfera.

26 de abril de 1986… Um reator explode e lança uma enorme quantidade de material radioativo na atmosfera, ocasionando o desastre na usina de Chernobyl.

A nuvem de precipitação radioativa espalhou-se em centenas de milhares de quilômetros quadrados, afetando territórios da Ucrânia, Rússia e Belarus. Somente em Pripyat, hoje localizada na Ucrânia, milhares de pessoas morreram. Existem relatos de inúmeros outros falecimentos por conta da radiação.

Erros humanos foram as causas que levaram ao acidente. Tudo começou durante um teste de segurança que era realizado, resultando na explosão de um reator. Com isso, dois trabalhadores da usina foram mortos e na sequência um incêndio começou, espalhando material radioativo.

Logo após a explosão, bombeiros foram acionados, porém, não trouxeram resultados, e as autoridades decidiram jogar materiais, como areia, para conter o incêndio e diminuir a dispersão do material radioativo. A população foi evacuada 36 horas após o acontecido, sendo obrigada a abandonar alimentos e animais de estimação.

As consequências foram graves e deixaram grandes impactos econômicos e contaminação do solo.

Reportagem: Marcos Nazone