A possibilidade de trabalhar apenas quatro dias na semana está cada vez mais próxima. Isso, porque os resultados divulgados pela 4 Day Week Brazil, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e o Boston College, após três meses de testes são pra lá de animadores.

Os números revelam ganhos tanto para as empresas quanto para os colaboradores.

De acordo com os dados divulgados pelas empresas, 61% das companhias que adotaram a semana com quatro dias de trabalho tiveram melhoria na execução dos projetos, e 58,5% obtiveram mais criatividade na realização das atividades.

Além disso, foram observados progressos na comunicação entre os setores, já que para 44% houve melhora na relação com os gestores.

Já para os colaboradores das empresas que aderiram a ideia, as melhorias ultrapassaram o ambiente corporativo.

78.1% tiveram aumento na disposição para momentos de lazer com amigos ou em família. 57.9% afirmam que conseguiram conciliar melhor a vida pessoal e a profissional e 50% apresentaram redução nos sintomas de insônia.

Melhorias para os colaboradores:

– 78,1% tiveram aumento na disposição para momentos de lazer com amigos ou em família;

– 57,9% afirmam que conseguem conciliar melhor a vida pessoal e a profissional;

– 50% reduziram os sintomas de insônia.

Fonte: 4 Day Week Brasil / FGV / Boston College

Como reflexo dos números, a vida profissional ganhou um status mais positivo, com 62.7% dos indivíduos relatando redução de estresse no trabalho e 64,9% não se sentindo desgastados no final do dia.

No Brasil, mais de 20 empresas participam do experimento que propõe a redução do expediente, mas sem afetar o salário.Mais de 70% delas estão testando a semana de 4 dias com todos os funcionários, enquanto o restante decidiu selecionar apenas um departamento para iniciar o projeto-piloto.

Reportagem: Andreia Nikely