Devido a grande demanda por transfusões de sangue, principalmente pela epidemia de dengue, o hemocentro de Brasília está operando com apenas 60% da capacidade e pede por doações.

As quedas no estoque da unidade vem sendo registradas desde o Início do ano pelo baixo número de doações e principalmente pela grande demanda dos casos de dengue. Dados do Ministério da Saúde mostram que somente neste ano, o distrito federal registrou 290 mortes pela doença e mais de 239 mil casos prováveis.

Com apenas 60% da capacidade e 42% do estoque estratégico, a fundação que atende às necessidades da rede pública de saúde do distrito federal e hospitais parceiros precisam de doações.

Para que o hemocentro mantenha o estoque em níveis seguros, o ideal é que a unidade receba pelo menos 180 bolsas de sangue por dia. O hemocentro necessita de doações para todos os tipos sanguíneos, mas os estoques dos tipos o positivo, O negativo e AB negativo se encontram em níveis mais críticos.

As doações podem ser feitas de segunda a sábado na unidade que fica localizado no setor médico hospitalar norte, na asa norte em Brasília. Doações realizadas na parte da manhã precisam ser agendadas no site agenda.Df.Gov.Br ou pelos telefones 160 ou 0800 644 0160. No período da tarde entre duas e 18 horas não é necessário agendamento.

Para realizar a doação é necessário cumprir alguns pré- requisitos, como: ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar em boa condição de saúde.

Pré-requisitos para doar:

– Ter entre 16 e 69 anos

– Pesar mais de 51 kg

– Estar em boa condição de saúde;

Reportagem: Ana Beatriz Mello