A Balança Comercial Brasileira acumulou superávit de 9 bilhões de dólares em abril deste ano. Conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior, o resultado representa alta de 13,7% em relação ao mesmo mês do ano passado.

O cenário positivo ocorreu mesmo com a queda de preços da soja, ferro e do petróleo. Conforme os dados, o resultado é o segundo melhor para meses de abril, ficando atrás somente para o recorde de abril de 2021, quando acumulou 9 bilhões e 963 milhões de dólares..

No acumulado de janeiro a abril, o superávit é de mais de 27 bilhões de dólares resultando no maior número para o período desde o início da série histórica, em 1989.

Em Abril, as exportações cresceram em ritmo maior do que as importações. O país vendeu mais de 30 bilhões de dólares para o exterior. As compras do exterior somaram 21 bilhões e 879 milhões de dólares, alta de 2,2% em relação ao mesmo mês do ano passado.

A alta nas exportações, se deu principalmente pelo volume de petróleo, açúcar e de combustíveis. O aumento ajudou a compensar a queda na exportação de soja, e de veículos automotores. Já para as importações, o recuo nas aquisições de fertilizantes e derivados e de compostos químicos foi o principal responsável por conter a alta nas compras externas.

Reportagem: Ana Beatriz Mello