A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) trouxe boas notícias ao elevar suas previsões para as safras de soja e milho 2023/24, refletindo ajustes positivos na área cultivada. No entanto, há um lado desafiador: as fortes chuvas no rio grande do sul já estão deixando marcas preliminares preocupantes, como perdas significativas no arroz, além de uma redução na produtividade da soja.

O novo levantamento da safra de soja 2023/24 aponta para mais de 147 milhões de toneladas. A safra do milho, foi projetada em 111,63 milhões de toneladas, a estimativa era de 110,96 milhões da estimativa anterior.

A área plantada de soja no Brasil foi elevada em quase meio milhão de hectares, que somados superam 45 milhões e 700 mil hectares, enquanto no milho a expectativa de plantio subiu mais de 230 mil hectares, para mais de 20 milhões de hectares.

Com as fortes chuvas no estado gaúcho, a safra de soja foi estimada em 21 milhões e 400 mil toneladas, com a previsão atual ficando abaixo da apontada por analistas, que já veem redução de até 3 milhões de toneladas no estado.

No caso do arroz, a CONAB afirmou que estuda os prejuízos no estado, mas que pelo menos 8% da área gaúcha deve registrar perdas devido às volumosas chuvas.

A estimativa da produção do grão foi rebaixada em 0,7% em relação ao levantamento anterior, para pouco mais de 10 milhões de toneladas, enquanto a produção do rio grande do sul foi estimada em 7,27 milhões de toneladas, 200 mil toneladas abaixo da projeção de abril.

A previsão nas exportações do arroz, foram reduzidas em 300 mil toneladas contabilizando 1 milhão e 200 mil toneladas. Ao mesmo tempo, a previsão de importação do grão pelo país foi elevada em 750 mil toneladas, passando para mais de 2 milhões de toneladas.

A projeção nas importações e exportações do milho não foram alteradas. No caso da soja, houve uma leve alteração na exportação na atual temporada, para 92,5 milhões de toneladas, enquanto a importação ficou estável em 800 mil toneladas, no comparativo mensal.

Reportagem: Ana Beatriz Mello