A Petrobras comunicou a saída de Jean Paul Prates da presidência da estatal na noite desta terça-feira. A engenheira Magda Chambriard deve assumir o cargo.

A demissão partiu do Presidente Lula que já vinha demonstrando um certo incômodo com Prates. O primeiro atrito entre ambos aconteceu quando houve uma discussão sobre a distribuição de lucros da empresa.

Em uma nota curta, a Petrobras disse que Prates solicitou que o Conselho de Administração da Empresa se reúna para apreciar o encerramento antecipado do seu mandato como presidente de forma negociada.

Jean Paul Prates é advogado e economista. Ele assumiu a presidência da Petrobras no início do Governo do Presidente Lula. Em 2014 foi eleito primeiro Suplente da Senadora Fátima Bezerra para o período 2015-2022 e assumiu a vaga dela no Senado em 2019, após sua eleição para Governadora do Rio Grande do Norte.

Agora, a engenheira e servidora de carreira Magda Chambriard (Chambriá) deve ser a nova presidente da estatal. A indicação foi oficializada nesta terça-feira logo após a demissão de Jean e deve ser analisada pelo Conselho de Administração da Petrobras.

A mulher de 66 anos começou a trabalhar na empresa em 1980, atuando na área de produção por mais de 20 anos. Em 2002, assumiu a assessoria da Diretoria de Exploração e Produção da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Reportagem: Marcos Nazone