O Ministério da Saúde emite alerta de perigo para disseminação da Febre Oropouche no Brasil.

Os dados divulgados nesta terça-feira mostram que os casos estão se espalhando pelo país. São mais de 5 mil registros da doença sendo 2.947 no amazonas e 1.528 em Rondônia.

Os outros são na Bahia, Acre, Espírito Santo, Pará, Rio de Janeiro, Piauí, Roraima, Santa Catarina, Amapá, Maranhão e Paraná.

Aqui pode pegar o mapa do Brasil como deixo de exemplo no link e anexar… De acordo com cada fala dar zoom e mostrar com destaque o estado falado e não deixar somente o mapa parado…

Segundo a Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, há algumas semanas está acontecendo um espalhamento para outras regiões do Brasil e não somente naquela concentração na região norte, que foi o primeiro momento.

Descoberto pela primeira vez no Brasil em 1960, o vírus responsável pela febre oropouche tem sua origem na região amazônica. Transmitido por mosquitos, ele pode se propagar tanto em ambientes silvestres quanto urbanos, tendo sintomas parecidos com os da dengue.

Incluem febre de início súbito, dor de cabeça intensa, dor nas costas e na lombar e dor articular. Também pode haver tosse, tontura, dor atrás dos olhos, erupções cutâneas, calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos.

– Febre de início súbito;

– Dor de cabeça intensa;

– Dor nas costas, na lombar e dor articular;

– Tosse;

– Tontura;

– Dor atrás dos olhos;

– Erupções cutâneas, calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos.

A maioria dos casos de febre oropouche no país foi diagnosticada em pessoas com idade entre 20 e 29 anos.

Reportagem: Priscyla Ávila.