O percentual de famílias endividadas no Brasil subiu pelo terceiro mês consecutivo e atingiu 78,8% em maio. Este foi o maior registro desde novembro de 2022.
Os dados integram a pesquisa de endividamento e inadimplência do consumidor, a PEIC. O percentual obtido em maio ultrapassou a taxa de abril de 78,5% e aumentou 0,5% na comparação com maio do ano passado. Com o resultado, a taxa de famílias com dívidas no país atingiu o maior patamar desde novembro de 2022.
São considerados endividados aqueles que possuem qualquer dívida, ainda que ela não esteja em atraso, como, por exemplo, compras no cartão de crédito ou financiamentos.
No levantamento, o percentual de famílias que se consideram muito endividadas chegou a 17,8% em maio, ante 17,2% de abril. Já entre os inadimplentes, o percentual ficou em 28,6% em maio deste ano, o mesmo nível de abril.
Fonte: peic
Dívidas de famílias;
Endividadas em 2024:
– 17,8% em maio
– 17,2% em abril
Inadimplentes em 2024:
– 28,6% em maio e abril
Dados mostram, que 12% das famílias brasileiras não terão condições de pagar suas dívidas. A taxa ficou abaixo do mês de abril, mas acima do índice de maio do ano passado.
Os principais fatores de endividamento das famílias são os cartões de crédito, carnês e os créditos pessoais.
A previsão é que o percentual de endividados atinja 80,4% das famílias até dezembro deste ano.
Reportagem: Ana Beatriz Mello.