Grande parte do Brasil está com as temperaturas mais baixas que o calorão que estamos habituados. Quem também estranha essa mudança são os animais. Veja a seguir dicas de como proteger seu animalzinho durante o inverno.
Essa época do ano é caracterizada por temperaturas mais amenas em grande parte do país. Quem também precisa de atenção nesse período de friozinho são os cães, já que assim como os humanos, eles percebem a queda de temperatura. Os tutores precisam se atentar a sinais de desconforto nos pets para manter os bichinhos aquecidos e saudáveis. Para isso, escolher um local quentinho e protegido do vento onde o cão possa se abrigar é fundamental. As casinhas inclusive devem ser elevadas do chão e isoladas com cobertores ou materiais térmicos. Dependendo da raça e do tamanho do animal, o tutor pode vestir o cachorrinho com peças de lã ou algodão.
Outro fator importante para se atentar durante o frio é quanto à alimentação dos bichinhos. É comum que o cachorro gaste mais energia para se manter aquecido, o que pode gerar a necessidade de ajustar a quantidade de alimento diária. E mesmo com o frio é importante que seu cão se exercite. Você pode optar por horários do dia em que a temperatura esteja mais confortável para levá-lo para um passeio.
Nos dias mais frios, é preciso ficar atento a sinais de hipotermia, como tremores, letargia e rigidez muscular. Se notar qualquer um desses sintomas, procure um médico-veterinário imediatamente.
Reportagem: Priscyla Ávila.