De acordo com uma determinação do Banco Central, cédulas da primeira família do real serão tiradas de circulação. Saiba a seguir o que fazer com essas notas.
As notas da primeira família do real estão sendo retiradas de circulação devido ao desgaste natural ocorrido com o tempo, de acordo com uma determinação do Banco Central. As cédulas da primeira família do real representam 3% do total de cédulas em circulação.
Elas foram lançadas em 1994 e entraram no lugar do cruzeiro real. Mas caso você tenha algumas dessas notas, saiba que não há necessidade de correr aos bancos para trocá-las imediatamente e as notas antigas continuam válidas e podem ser usadas normalmente. Os bancos são os responsáveis pelo recolhimento das cédulas antigas.
Conforme a instrução normativa BCB nº 488, ao receberem essas notas, as instituições financeiras devem encaminhá-las ao Banco Central. Este, por sua vez, substituirá as cédulas antigas por novas. As notas da primeira família do real estão sendo retiradas de circulação devido ao desgaste natural ocorrido com o tempo.
Reportagem: Priscyla Ávila.