Pequenas e médias empresas fecharam o trimestre em alta no Brasil. O crescimento registrado foi de 5,2% em comparação com o período anterior.

Os dados são do Índice Omie de Desempenho Econômico. De acordo com o levantamento, as pequenas e médias empresas fecharam o 2º trimestre de 2024 com faturamento 5,2% acima do registrado no período anterior, de janeiro a março deste ano. No acumulado dos primeiros seis meses de 2024, houve crescimento de 4,3% na comparação com o mesmo período do ano passado.

O setor da indústria foi o responsável por esse crescimento, com alta de 11,9%. Óleos lubrificantes, metalúrgica, impressão e reprodução de gravações, manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos registraram elevação. O comércio avançou 4,6% e os serviços 0,6%. Por outro lado, houve recuo de 4,6% na área da infraestrutura.

Na divisão por regiões, o avanço do último trimestre foi puxado pelas empresas das regiões Sudeste (2,2%), Nordeste (9,5%) e Sul (5,6%). Nas regiões Centro-Oeste (-2,2%) e Norte (-9,5%), o índice apontou retração das pequenas empresas. Para o ano que vem, os especialistas estimam uma alta de 2%, puxada pelos setores de serviço e comércio.

Reportagem: Priscyla Ávila.