Um estudo recente relacionou complicações cardiovasculares com transtornos alimentares. E esses transtornos são mais comuns entre adolescentes e jovens.

Não é de hoje que a ciência analisa os distúrbios alimentares. Agora, um estudo disponível no Journal of Eating Disorders relacionou complicações cardiovasculares com esses problemas. De acordo com a publicação, pessoas com anorexia vivem com o segundo maior risco de mortalidade de todas as condições psiquiátricas. No caso da bulimia, que é o vômito excessivo e o uso de laxantes, pode ocorrer um desequilíbrio eletrolítico, o que aumenta o risco de arritmias cardíacas.

Aqueles que sofrem com a anorexia nervosa estão predispostos a um maior risco de anomalias cardíacas estruturais e funcionais, como problemas da frequência e ritmo cardíacos, alterações hemodinâmicas e vasculares. Os transtornos alimentares afetam pessoas de qualquer idade ou sexo, mas ocorrem frequentemente em meninas adolescentes e mulheres na faixa dos 20 anos. Por isso, pais e também responsáveis devem ficar em alerta quanto a uma preocupação excessiva por conta de peso.

Reportagem: Priscyla Ávila