Você já deve ter ouvido falar no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, o TDAH. Pesquisas sugerem que 7 em cada 10 casos do transtorno são hereditários.

Os sintomas de TDAH em crianças costumam ser deixar tarefas pela metade, agir antes de pensar, não parar quieto por muito tempo, desatenção, dificuldade para se concentrar ou manter o foco. O transtorno tem sido cada vez mais diagnosticado e estima-se que atualmente 6% das crianças em todo o mundo sejam atingidas por ele. Embora o ambiente tenha sua influência no TDAH, estudos apontam que fatores genéticos têm papel significativo no desenvolvimento desse transtorno.

Pesquisas sugerem que 7 em cada 10 casos do transtorno são hereditários. Um fato curioso é que, cada vez mais adultos têm descoberto o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade após o diagnóstico dos filhos. De acordo com o Conselho Científico da Associação Brasileira de Déficit de Atenção, ABDA, o Brasil tem hoje cerca de 2 milhões de adultos com o distúrbio.

Nesta fase, os sintomas vão desde problemas na concentração, até procrastinação, problemas de memória, dificuldade para relaxar e até para tomar decisões. O diagnóstico tanto de crianças como de adultos é feito por profissional capacitado. Vale reforçar que o tratamento é essencial em qualquer etapa da vida, seja na infância, juventude ou na fase adulta.

Reportagem: Priscyla Ávila