A escovação bucal faz parte da higiene básica, mas um erro comum na hora de escovar pode levar à perda dos dentes. Vamos acompanhar.

Os dentes devem ser escovados após cada refeição ou pelo menos três vezes ao dia, de acordo com recomendações profissionais. Porém, dentistas alertam que a escovação precisa ser feita com cuidado e sem colocar muita força. Caso essa recomendação não seja seguida, podem aparecer problemas na gengiva, já que o tecido nesse local é delicado. Para não causar problemas à gengiva, a escovação não deve ser agressiva.

Os especialistas orientam usar uma leve pressão e deixar as cerdas da escova fazer o trabalho. A escova de dentes deve ser trocada a cada três ou quatro meses, ou até mesmo antes, se as cerdas ficarem desgastadas. Isso porque uma escova de dentes gasta pode ser mais agressiva para suas gengivas. O uso diário do fio dental limpa a placa bacteriana e partículas de alimentos de partes da boca que de outra forma seriam inacessíveis. Cuidar diariamente da saúde bucal é uma prática de autocuidado fundamental.

Reportagem: Priscyla Ávila