Setembro chegou trazendo a onda de calor mais intensa do ano. A massa de ar quente e seco que cobre o Brasil pode se estender até a segunda quinzena do mês.

De acordo com o Climatempo, essa nova onda de calor será a mais forte e duradoura do ano, podendo elevar as temperaturas em até 5°C acima da média em algumas regiões. A massa de ar quente e seco começa a se espalhar pelo país ao longo desta semana, atingindo especialmente os estados de Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia. Espírito Santo, Pará e Minas Gerais também devem enfrentar calor, mas em menor escala, afetando poucas cidades.

As áreas litorâneas do Rio Grande do Sul, norte de Minas Gerais, oeste do Amazonas, norte do Amapá e todos os estados do Nordeste não devem ter alterações significativas de temperatura. Segundo meteorologistas, ondas de calor nesta época do ano são comuns, principalmente nas regiões Centro e Centro-Oeste do Brasil, mas nos últimos anos esses fenômenos têm se tornado mais intensos, precoces e duradouros. A previsão é de que essa onda seja ainda mais forte e prolongada do que as registradas no início do ano, entre março e maio.

Reportagem: Priscyla Ávila