Os idosos que vivem no Brasil poderão contar futuramente com assistência de saúde de maneira remota. Um projeto tramita no Congresso Nacional visando instituir esse tipo de atendimento.

Os deputados que compõem a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa aprovaram um projeto que prevê assistência de saúde à distância, via sistema remoto. Caso o projeto seja aprovado em definitivo, os idosos terão à disposição aplicativos com canais digitais, que também oferecerão atendimento via WhatsApp e um telefone de contato para suporte.

O futuro sistema seria capaz de monitorar indicadores de saúde como o nível de açúcar no sangue e a pressão arterial. Além disso, o aplicativo enviaria lembretes de horários para tomar medicamentos e das datas de consultas médicas agendadas. Também seria possível agendar consultas remotamente, pedir atestados e solicitar socorro em casos emergenciais.

A proposta é da deputada Nely Aquino, do Podemos de Minas Gerais. Segundo o IBGE, 15% da população brasileira é composta por idosos. Além de melhorar o acesso à saúde, essa medida é considerada uma forma de inclusão digital para essa faixa etária.

A matéria ainda precisa passar por duas comissões na Câmara antes de ser votada em plenário, indicando que ainda há um longo caminho até que a proposta se torne uma política pública devidamente instituída.

Reportagem: Segismar Júnior