Cresceu o número total de estudantes dos cursos de ensino superior no Brasil, tanto na modalidade presencial quanto na modalidade a distância.

O aumento foi de 5,6% no ano passado em comparação com 2022. De acordo com dados do Ministério da Educação, com base no Censo de Educação Superior, são quase 10 milhões de alunos matriculados, o maior número registrado em nove anos.

Além disso, há 4,9 milhões de matrículas em cursos a distância, representando 49% do total. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as projeções apontam que, neste ano, os estudantes dos cursos a distância (EAD) devem superar os matriculados em cursos presenciais, já que a diferença atual é de 150.220 matrículas.

A modalidade EAD teve um salto de 232% entre 2018 e 2023, impulsionado pela pandemia de COVID-19 em 2020. As instituições privadas concentram a maior parte dos inscritos em cursos a distância: 79,3% do total.

Outro dado divulgado pelo Censo de 2023 se refere aos alunos cotistas. Os números revelam que 51% desse público concluiu seus cursos, superando os estudantes não cotistas, que registraram uma taxa de conclusão de 41%. A pesquisa mostrou que o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) contribuíram significativamente para que os estudantes conseguissem concluir seus cursos.

Reportagem: Marcos Nazone