O estado de Goiás, no Centro-Oeste brasileiro, está investigando um possível surto de gripe H1N1. Uma adolescente de 12 anos e uma criança de apenas 5 morreram neste mês vítimas da doença.

Três escolas de Goiás estão sob investigação por conta de um possível surto de gripe H1N1, que já levou a dois óbitos. Uma adolescente de 12 anos faleceu em Goiânia no dia 13 deste mês, e um menino de apenas 5 anos perdeu a vida em Aparecida de Goiás no último dia 15. A Secretaria de Saúde do Estado está acompanhando os casos da doença. As unidades de ensino receberam orientação para relatar qualquer ocorrência de mais de três casos e afastar imediatamente alunos e professores que apresentem sintomas gripais.

A prevenção é fundamental, e as autoridades de saúde recomendam práticas como a higienização frequente das mãos, o uso de máscaras e o isolamento de indivíduos com sintomas. Desde o começo deste ano, Goiás registrou 6.044 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, sendo 241 casos confirmados de H1N1, um aumento de 65% em relação a 2023, além de 47 mortes atribuídas à doença. A Secretaria Estadual de Saúde ressaltou a importância da vacinação, principalmente para os grupos prioritários.

Reportagem: Priscyla Ávila