Entorno de 42% dos brasileiros disseram que a vida foi muito afetada pelas queimadas e fumaças registradas intensamente neste ano. O impacto relatado é maior no Centro-Oeste e no Norte.

Os dados são de uma pesquisa Datafolha. 42% dos entrevistados afirmaram que tiveram a vida muito afetada pela fumaça dos incêndios florestais registrados nos últimos meses. Numa escala de 0 a 10, em que 0 quer dizer que não causou impacto e 10 que impactou muito, 42% dos brasileiros disseram que as queimadas e a fumaça afetaram a vida, de modo geral, no maior nível possível, entre 9 e 10.

O percentual dos que apontam grande impacto é maior no Centro-Oeste e no Norte, chegando a 57%. Na sequência aparece o Sudeste, com 42%, seguido pelo Nordeste, com índice de 37%, e Sul, com 36%.

A pesquisa também perguntou se a saúde dos entrevistados foi afetada pelas queimadas e pela fumaça. Para 34%, houve muito impacto, enquanto 19% relatam pouca ou nenhuma alteração. 43% da população do Centro-Oeste e Norte relataram ter tido muito impacto na saúde. No Sudeste, o índice é de 35%, no Nordeste 33%. Já no Sul, 23% apontaram grande desconforto na saúde por conta das queimadas e fumaça.

Reportagem: Priscyla Ávila