Cientistas apontam que cães estão entrando em uma nova fase de evolução. A pesquisa mostra que a domesticação está moldando o comportamento desses animais para se adequarem melhor à vida humana moderna.

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Linköping, na Suécia, descobriu que os níveis de ocitocina, hormônio responsável pelo vínculo social em cães, aumentaram. O estudo foi divulgado pelo *Daily Mail*. De acordo com os pesquisadores, à medida que os cachorros convivem mais com o humano, a sensibilidade para a ocitocina também aumentou. Esse hormônio é responsável por fazer com que o animal busque contato humano. A pesquisa aponta que os comportamentos caninos estão passando por uma nova onda de domesticação.

Anos atrás, os cachorros eram treinados para caçar, pastorear o gado e proteger. Agora, a tendência é que esses animais se tornem mais calmos, amigáveis e adaptados à rotina sedentária. A vida atual, marcada por moradias menores, em áreas densamente povoadas, e o estilo de vida cada vez com menos contato com a natureza livre, faz com que esses animais busquem adaptações.

Reportagem: Priscyla Ávila