Um levantamento apontou um aumento na taxa de jovens empreendedores no Brasil. Os dados mostram que quase 60% dos empresários se autodeclaram negros, enquanto pouco mais de 40% são brancos.

Segundo um levantamento realizado pelo Sebrae, entre 2013 e 2023, o número de empresários com idades entre 18 e 29 anos cresceu 23% no Brasil. Os dados foram retirados do IBGE e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD). A pesquisa apontou ainda que, nos últimos três meses do ano passado, os jovens empreendedores representavam 16,5% dos quase 30 milhões de empresários brasileiros. Mais de 60% desses jovens são homens, e pouco menos de 40% do grupo de jovens empresários é formado por mulheres.

Quanto à diversidade racial, quase 60% dos empreendedores nessa faixa etária se autodeclaram negros, enquanto pouco mais de 40% são brancos. Uma informação curiosa é que menos da metade desse público tem ensino médio completo, dedicando cerca de 40 horas semanais aos negócios. O levantamento apontou que o rendimento médio dos jovens empreendedores é de cerca de R$ 2.400.

Reportagem: Priscyla Ávila