O acidente doméstico que fez o presidente Lula levar 5 pontos na cabeça acende um alerta para cuidados para evitar quedas em casa.
No último sábado, o presidente Lula sofreu uma queda no banheiro de casa, o que resultou em um corte na região da nuca e 5 pontos. Por recomendações médicas, o presidente precisou cancelar compromissos, inclusive a viagem que faria à Rússia para participar da cúpula dos BRICS. O caso de Lula, que é idoso e tem 78 anos, aponta os perigos domésticos que cercam a terceira idade. O envelhecimento amplia o risco de quedas, por conta da perda de equilíbrio e da fragilidade corporal. Além disso, problemas de visão e audição podem contribuir negativamente para as quedas. Doenças crônicas também podem agravar a condição física da pessoa na terceira idade. As lesões que surgem após acidentes domésticos acendem o alerta para evitar quedas. Praticar exercícios físicos é fundamental para prevenir quedas em pessoas idosas, porque contribui para o fortalecimento da musculatura e, consequentemente, melhora o equilíbrio e diminui a chance de acidentes.
Para reduzir o risco de acidentes domésticos em casa para idosos, algumas adaptações simples devem ser feitas, como: instalar corrimãos e barras de apoio; utilizar pisos antiderrapantes; eliminar tapetes e fios soltos; ajustar a altura dos móveis; garantir uma boa iluminação; facilidade de comunicação e usar calçados adequados.
Qualquer lesão ou dor sentida após um acidente doméstico deve ser avaliada por um profissional de saúde para evitar complicações futuras.
Reportagem: Priscyla Ávila