O Brasil superou os 6,5 milhões de casos de dengue neste ano, e a Anvisa autorizou o teste de um medicamento oral contra a doença.

De acordo com o painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde, divulgado ontem, o Brasil registrou 5.661 mortes por dengue em 2024, e 1.413 óbitos ainda estão sob investigação. Os casos prováveis da doença já somam 6.546.063 neste ano. Esses números revelam que 2024 é o pior ano da série histórica para mortes pela dengue.

Diante desse cenário, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta terça-feira a autorização da segunda fase dos ensaios clínicos de um remédio oral em desenvolvimento para combater a doença. Nesta etapa, o medicamento é administrado a pacientes já infectados com o vírus da dengue, para analisar como o organismo responde ao tratamento.

Inclusive, esse medicamento promete combater os quatro tipos de vírus da dengue. Além do Brasil, os testes também estão sendo realizados em Singapura, Índia, Malásia e Vietnã.

Reportagem: Priscyla Ávila