A pressão arterial em 12 por 8, que era considerada normal, passou a ser vista como um sinal de alerta. Uma nova diretriz europeia mudou a classificação do nível considerado normal.
A pressão 12 por 8, que era considerada normal pelos especialistas, agora passou a ser vista como um sinal de alerta. Uma nova diretriz europeia de manejo da hipertensão arterial alterou a classificação da pressão tida como normal. O tradicional 12 por 8 sai de cena e dá lugar ao 12 por 7. Essa diminuição acompanha estudos que apontam maior predisposição a complicações cardiovasculares a partir de um nível de 115 por 70, e a novidade já começou a ser adotada por médicos brasileiros. O documento europeu criou uma nova categoria, chamada de “pressão arterial elevada”, que necessita de acompanhamento mais próximo do paciente.
Nova classificação:
- Pressão arterial não elevada: abaixo de 12 por 7
- Pressão arterial elevada: entre 12 por 7 e 13,9 por 8,9
- Hipertensão arterial: maior ou igual a 14 por 9
Essa medida vale para adultos a partir dos 20 anos. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) está elaborando as novas diretrizes brasileiras de hipertensão arterial, com previsão de publicação no primeiro semestre de 2025, e a tendência é que siga os parâmetros europeus.
Reportagem: Priscyla Ávila